BARCELO, 27 DE FEVEREIRO 2010
Os Amigos da Montanha realizaram o BTT Trilho dos Moinhos 2010 sob um tempo adverso, com chuva e alguns períodos de vento forte, mas nem isso esmoreceu o ânimo os Noddys, Jorge Gonçalves, Pipe, Fátima, Nuno Campos, Simões,Viera, Jaime, Hugo, Abílio e Henrique.
O Jorge e o Henrique estiveram afectos á organização tocando-lhes o serviço de Bike Vassoura a fechar o percurso.
Até bem perto da hora da partida (10h00), o movimento de bicicletas era reduzido, mas a menos de 15 minutos de Partida, eis que surgem dos seus carros dezenas e centenas de betetistas que se refugiavam da chuva e do frio, num enorme movimento que em pouquíssimos minutos encheu o parque semi-fechado de bicicletas.
Ás 10h00 pontuais, e como tem sido habitual pelos Amigos da Montanha, foi dada a partida, que nos primeiros km teve acompanhamento policial pelas estradas de saída da cidade, em direcção aos verdadeiros Trilhos de BTT.
Os quilómetros iniciais evidenciavam aquilo que os betetistas podiam esperar dos trilhos... lama, lama e mais lama, sob uma chuva tímida, mas sempre presente. As condições aumentaram o nível de dificuldade físico e técnico, levando alguns participantes a desistir por avarias ou cansaço mais intenso do que o habitual.
Até ao abastecimento, por volta do km 20, o grosso dos participante seguiram o percurso, mas a dificuldade física foi sendo cada vez mais visível, levando a organização a indicar um plano B aos participantes mais extenuados, sugerindo rotas mais directas até Barcelos.
Dos quase 1000 participantes com inscrição para o BTT Moinhos, participaram cerca de 630 betetistas, dos quais terminaram o percurso cerca de 570. São números bastante bons para um dia em que a chuva e frio esteve sempre presente.
O piso escorregadio pregou algumas partidas e surpresas a alguns participantes, mas os bons reflexos e uma boa dose de sorte - nalguns casos - evitaram quedas... Contudo, registou-se algumas quedas, mas com pouca gravidade.
O primeiro atleta a completar o percurso foi José Rodrigues, da Bike World, com tempo aproximado de 2h13m.
Jorge Gonçalves